SOBRE O
PROJETO BAGAGEM

Somos uma ONG dedicada a preservação do nosso patrimônio cultural e ambiental, através do desenvolvimento do turismo de base comunitário.

O QUE É O TURISMO

DE BASE COMUNITÁRIA?

“É a atividade turística que apresenta gestão coletiva, transparência no uso e destinação dos recursos e na qual a principal atração turística é o modo de vida da população local. Nesse tipo de turismo a comunidade é proprietária dos empreendimentos turísticos e há a preocupação em minimizar o impacto ambiental e fortalecer ações de conservação da natureza”.

-PROJETO BAGAGEM, 2010

MISSÃO & HISTÓRIA.

O Projeto Bagagem é uma ONG cuja missão é fomentar o turismo de base comunitária como ferramenta para valorização e desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil. Nasceu em 2002 do sonho de duas amigas em transformar o mundo através de viagens solidárias e envolveu centenas de pessoas ao longo de sua trajetória.

O Projeto Bagagem foi considerado um negócio social inovador pelo Global Development Network (2006), venceu o prêmio Seed Awards da ONU (2007), conquistou financiadores como Kellog Foudation, Ashoka, Tam e Ministério do Turismo, e já representou o Brasil em eventos do setor na África do Sul (2007), Guiana (2011), Nicarágua (2014) e Alemanha (2017).

PLANO DE TRABALHO.

A Associação Projeto Bagagem é uma organização sem fins lucrativos apoiando o TBC (turismo de base comunitária) de diferentes formas e financiando esse apoio com editais, serviços e doações. Atualmente, mantemos uma diretoria voluntária e um trabalho conectado em rede. A proposta da diretoria de 2020-2023, é de mapear as iniciativas de TBC no Brasil, e ser um vetor de conteúdos educativos, consultorias e parcerias para a manutentção e desenvolvimento dos destinos de TBC.

Nosso plano de trabalho envolve as seguintes ações: 

Mapeamento

Identificar necessidades básicas de destinos mais vulneráveis para apoiá-las, e as experiências exitosas que precisamos aproximar para que não saiam deste caminho identitário.

Intercâmbio

Realizar encontros com lideranças comunitárias de destinos de TBC e
promover palestras virtuais com especialistas com bagagem em comunidades tradicionais e o turismo responsável.

Capacitação

Credenciar especialistas para desenvolver trabalhos com e em comunidades, além de aproximar pesquisadores, universidades e agências de turismo associada às comunidades anfitriãs.

Divulgação

Atualizar nossas mídias digitais para que possamos dar visibilidade ao TBC brasileiro.  Formar parcerias com operadoras comprometidas com o TBC, aproximando os destinos com o comércio justo.

Quer fazer parte desta história? Contibua com doações, se tornando associado, ou entre em contato abaixo para falar conosco. 

Contate-nos

Imagens: Nathalia Segato