© 2017 criado orgulhosamente por Projeto Bagagem.

TURISOL

-

Histórico

2003

12 a 15 de Maio

Fortaleza - CE

I Seminário Internacional de Turismo Sustentável

Realizado pelo Instituto Terramar Pauline Grosso da Embaixada Francesa participou e convidou alguns dos participantes para os eventos em Brasília e Marselha.

04 Julho

Brasília - DF

I Encontro de Turismo Solidário no Brasil (organizado pela embaixada da França)

Prainha do Canto Verde PCV (Ceará),  Acolhida na Colônia, (Santa Catarina), Ecoporé (Rondônia), Palmatur (Ceará), Parque

Regional do Pantanal (Mato Grosso do Sul), Aldeia dos Lagos (Amazonas) e Bordados da Caatinga (Piauí)

25 a 30 de Setembro

Marselha - França

Fórum Internacional de Turismo Solidário - FITS

René Schärer, Thaise Guzzati, Francisco Alemberg representando o Brasil

24 a 25 de Novembro

Brasília - DF

II Encontro de Turismo Solidário

Nasce a Turisol

Novembro

Hannover

Dante International Seminar

Renne Scharer

Publicação: Manual de Ecoturismo de Base Comunitária: ferramentas para um planejamento responsável

WWF Brasil

Fortaleza - CE

Livro: Turismo Comunitário e Responsabilidade Socioambiental

Luiza Neide Coriolano
 

Texto: Cecília Zanotti (até 2010) e Mariana Madureira

 

A Embaixada da França no Brasil iniciou, em fevereiro de 2003, um programa de cooperação no setor de economia solidária. No intuito de fomentar a discussão sobre turismo solidário no Brasil, a Embaixada promoveu uma reunião de trabalho em Brasília, no dia 04 de julho de 2003. Este evento reuniu atores de diferentes projetos desta natureza no país, além de representantes de organismos públicos e outras entidades de apoio. Naquela oportunidade, foram apresentados os projetos e as instituições presentes, identificadas experiências inovadoras e discutidos meios para desenvolver este setor. O potencial para a ampliação desta proposta no Brasil ficou evidente.

 

Dando seqüência a esta discussão, sete projetos brasileiros – Prainha do Canto Verde (Ceará), Acolhida na Colônia (Santa Catarina), Ecoporé (Rondônia), Palmatur (Ceará), Parque Regional do Pantanal (Mato Grosso do Sul), Aldeia dos Lagos (Amazonas) e Bordados da Caatinga (Piauí) – representaram o País no Fórum Internacional de Turismo Solidário – FITS, em Marseille/França, de 25 a 30 de setembro de 2003, com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

 

No intuito de continuar a discussão sobre turismo solidário no Brasil, a Embaixada promove nova reunião de trabalho em Brasília, nos dias 24 e 25 de novembro de 2003, II Encontro de Turismo Solidário com o objetivo de:

  • Avaliação da delegação brasileira quanto a participação no FITS;

  • Discutir a criação da Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário;

  • Definir agenda de trabalho para 2004;

  • Propor ações visando a cooperação internacional

 

A partir desses encontros o grupo demonstrou seu interesse em permanecer em contato para trocar experiências e contribuir para o debate sobre o turismo solidário nacionalmente. Com o objetivo de incentivar a reflexão sobre os efeitos do turismo e de consolidar os empreendimentos de turismo solidário já existentes no Brasil, em 2003 nasce, informalmente, a Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário – TuriSol. A rede se caracteriza pela união de diversas organizações no Brasil que desenvolvem projetos de turismo solidário e que buscam, através da união e troca de experiências, fortalecer as iniciativas existentes e despertar outras comunidades para a construção de um turismo diferente.

 

De 2003 a 2007 nenhuma das organizações vinculadas à rede assumiu a centralização para a execução de ações já que todos tinham bastante trabalho com o desenvolvimento do próprio projeto e consequentemente não houve captação de recursos para a realização de tais ações. Neste período alguns dos projetos que participaram das discussões iniciais deixaram de ser ativos na área, outros expandiram suas ações como o projeto Acolhida na Colônia, Prainha do Canto Verde, Instituto Terramar e ainda, alguns outros, criaram ou consolidaram ações de turismo comunitário nesse período, demonstrando interesse em continuar a discussão do turismo comunitário no Brasil, como é o caso do Projeto Bagagem, do Projeto Saúde e Alegria, do Grãos de Luz e Griô e da Cooperativa de Pais e Amigos da Casa Grande.

 

Em 2007 a Ashoka Empreendedores Sociais definiu como uma de suas linhas de interesse, a identificação de empreendedores sociais, ou seja, pessoas que lideram projetos sociais, na área do turismo comunitário e nomeou como fellow as empreendedoras Cecilia Zanotti do Projeto Bagagem e Thaise Guzzatti da Acolhida na Colônia, que passaram a compor o grupo de fellows de turismo comunitário no Brasil junto aos empreendedores René Scharer da Prainha do Canto Verde e Francisco Alemberg da Fundação Casa Grande.

 

Com o apoio da Ashoka Empreendedores Sociais e Fundação Artemísia, os 4 projetos citados acima, fortalecidos com a presença do Instituto Terramar, da ONG Grãos de Luz e Griô que sediou o encontro e do Ministério do Meio Ambiente, realizaram em novembro de 2007 um Encontro de Turismo Comunitário para retomar a consolidação da Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário. Nesse encontro os projetos compartilharam resultados e objetivos comuns, discutiram a carteira de projetos de turismo comunitário que o Ministério do Meio Ambiente pretendia lançar, deram continuidade às filmagens do vídeo de turismo comunitário no Brasil, discutiram o planejamento estratégico do Projeto Bagagem e definiram os passos seguintes para a consolidação da rede.

 

Ao mesmo tempo, o Ministério do Turismo demonstrou interesse pelo assunto pela primeira vez e chamou para uma reunião os projetos Acolhida na Colônia, Projeto Bagagem e Fundação Casa Grande, em 24 de outubro de 2007 para discutir uma proposta de criação da rede brasileira de turismo comunitário com o Instituto Virtual do Turismo da UFRJ, junto com os Ministérios do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. Como a rede já existia, como mostra o histórico acima, o Ministério do Turismo decidiu, no lugar de apoiar a criação de uma nova rede, lançar em 4 de junho de 2008 um edital para chamada de projetos de Turismo Comunitário.

 

Alguns membros da Turisol se articularam para uma inscrição organizada da rede, cada um coordenando uma ação, compondo assim o plano de trabalho da Turisol. Os projetos apoiados pelo Ministério do Turismo foram concluídos até o final de 2010.

 

Ainda contando com recursos desse período, foi realizado em 2010 o I Encontro da Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário (Saiba mais aqui!). Também foram criadas Publicações Turisol com o histórico das principais iniciativas (Veja aqui!)

Alguns projetos apoiados pelo MTur foram bem sucedidos e outros nem tanto, como pode ser observado no estudo de monitoramento realizado pela UERJ:

 

Há um distanciamento entre comunidades e intermediários em todos os níveis. Logo, os produtos desenvolvidos pelas comunidades não tem respaldo mercadológico. Como conseqüência, cria-se, portanto uma dificuldade em colocar os produtos no mercado em função do baixo poder de investimento em ações promocionais, haja vista que em sua maioria muitas comunidades são de baixa renda. [...] Apesar da liderança percebida e reconhecida nas comunidades, há um elevado grau de dependência do processo da tomada de decisão. (MIELKE, 2011)

 

Algumas comunidades não conseguiram sequer prestar contas no programa dadas as burocracias do SINCOV, plataforma do Ministério do Turismo. Por esses motivos, apesar de ter sido uma iniciativa louvável do poder público, seu caráter pontual acabou criando mais descrença do que trazendo fortalecimento à Rede.

A descontinuidade da política pública brasileira de turismo de base comunitária e o insucesso da Agência Experimental Bagagem por desmantelamento da equipe jogaram um balde de água fria no Projeto Bagagem. Em 2012, já sem as fundadoras que se afastaram em momentos diferentes por motivos pessoais, Bárbara Munhoz e a consultora Mariana Benchimol mantêm o Bagagem vivo e realizam um lindo projeto em Paraty, mas a ONG já tem braços e energia para animar a Rede Turisol que, sem energia das demais organizações centrais, entra em um período de ostracismo.

Em 2014 uma nova diretoria assume a Associação Projeto Bagagem e propõe uma rearticulação da Rede Turisol que começa com um encontro do XIII ENTBL (Encontro Nacional de Turismo de Base Local) em Juiz de Fora-MG do qual participaram Mariana Madureira e Mayra Sayuri representando o Projeto Bagagem; Rosa Martins, Ana Sueli e Maria Aparecida representando a Rede Tucum; Ananias Nery e Alberto Viana representando as iniciativas de turismo comunitário da Bahia; representando a academia Teresa Mendonça da UFFRJ, Plínio Guimarães da UFPE e Eloise Botelho da Unirio e doutoranda da UFRJ. Thalita Tomazetti de Foz do Iguaçu e Werter Moraes da Serra do Brigadeiro também colaboraram com suas experiências.

Ainda em 2014 Mariana representa o Brasil e a Rede Turisol no FITs na Nicaragua (Saiba mais aqui!).

 

Em 2015 com grande articulação via crowdfunding, patrocínio do SEBRAE Nacional e do Governo da Bahia e apoio da Universidade de Brasília (UNB) e do Grãos de Luz e Griô, o Projeto Bagagem realiza o II Encontro Turisol em Brasília com a participação de mais de 180 pessoas de comunidades, ONGs, universidades, operadoras e governos. O evento foi um marco para turismo comunitário, pois possibilitou, ao longo dos seus três dias, a realização de workshops estruturados, apresentação de pôsteres, rodas de conversa sobre comercialização, world cafe sobre a organização da rede, palestras, danças e confraternizações e muitas conversas informais (Saiba mais aqui!). Desse encontro sai as bases para uma Carta de Adesão de Iniciativas de Turismo Comunitário à Rede Turisol e a constituição de uma Comissão Transitória para gestão das atividades da Rede.

Infelizmente a comissão transitória não conseguiu se articular para dar continuidade ao movimento previsto de expansão. Em março de 2018 sob o incentivo do professor Alberto Viana e com inspiração no I Fórum Global sobre Turismo Sustentável que originou a Declaração de Belém, o Projeto Bagagem foi o proponente e um dos principais organizadores do II Fórum Global sobre Turismo Sustentável em Salvador. O encontro teve como resultado a Declaração de Salvador e ao reaquecimento da Rede Turisol, que está hoje em articulação por meios digitais.

Principais Marcos do Turismo Comunitário no Brasil

desde a criação da TURISOL (2003)

2004

Costa Rica

III Encontro da Redturs

René Schärer, PCV

Mumbai - Índia

Fórum Social Mundial

Ely Fernandes, PCV; Esther Neuhaus, Terramar

México

Fórum Internacional de Turismo Solidário – FITS

René Schärer representando o Brasil

Florianópolis, Brasília, Curitiba

Encontros da Rede Turisol

França

Missão Técnica

07 operadoras

Brasília - DF

Publicação WWF Brasil: Turismo Responsável: Manual para Politicas Locais

Organização: SALVATI, Sérgio

Apoio do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc

2 estagiários

2005

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Fórum Social Mundial

Lindomar Fernandes, PCV

Fórum Brasileiro. Não Governamentais e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento criou o Grupo de Trabalho GT - Turismo Sustentável

Publicação: Um outro turismo é possível! Reflexões sobre desigualdades, resistências e alternativas no desenvolvimento turístico

Publicação: Um outro turismo é possível! Reflexões sobre desigualdades, resistências e alternativas no desenvolvimento turístico

2006

Panamá

IV Encontro da Redturs

Lindomar Fernandes, PCV

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável

Livro: O turismo nos discursos, nas políticas e no combate à pobreza

CORIOLANO, Luzia Neide Menêzes Teixeira

2007

Encontro de Planejamento do Ecoturismo de Base Comunitária das comunidades do Tapajós e Arapiuns

PSA, MMA, MTur, Projeto Bagagem, Estação Gabiraba, Ambiental Expedições, INPA e ICMBio

Brasília - DF

V Encontro da Redturs

participação de René Schärer representando o Brasil

Rio de Janeiro - RJ

Reunião com Ministério do Turismo (durante a ABAV)

Ministério do Turismo, os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, UFRJ

Lençóis - BA

Encontro de Turismo Comunitário

6 projetos e MMA e proposta de consolidação da rede

Outubro

Pretoria e Johannesburgo - África do Sul

Seminário SEED Awards. Entrega do prêmio SEED ao Projeto Bagagem e oficina participativas

Nações Unidas e Projeto Bagagem, representado por Cecília Zanotti e Ana Gabriela Fontoura

2008

 

Portugal, Espanha, Alemanha e Inglaterra

Missão técnica

​Contato com 13 organizações e agências de turismo responsável

12 a15 de Maio

Fortaleza - CE

II Seminário Internacional de Turismo Sustentável

DavidePompermeir, Cecilia Zanotti, Daniele Gelbcke, Werter Moraes, Lucilene Paiva, Mercês Parente, Ivan Bursztyn, Ana Gabriela Fontoura

CE

Lançamento da Rede TUCUM

Brasília - DF

Edital do Ministério do Turismo de apoio a iniciativas de Turismo de Base Comunitária

50 projetos, 07 da Rede Turisol. Investidos R$ 7 milhões (incluindo contrapartida)

24 a 28 de Agosto

São Luiz - MA

Encontro de Comercialização da Turisol

São Paulo - SP

Publicações Turisol

2009

Janeiro

Belém - Pará

Fórum Social Mundial – FSM. Mesa de diálogos sobre Ecoturismo de Base Comunitária na Amazônia

Estação Gabiraba, Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém – MMIB e Instituto Peabiru. Grupo dos 10 e grande comissão Turisol

Brasília – DF

Publicação do livro Turismo de Base Comunitária: Diversidade de olhares e experiências brasileiras

MTUR e UFRJ (Roberto Bartholo, Davis Gruber Sansolo e Ivan Bursztyn)

14 a 16 de Agosto

Nova Olinda - CE

Seminário Internacional de Turismo de Base Comuniário

Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri

13 a 18 de Outubro

PR

Seminário de Formação e Troca de Experiências Brasil – França

Organizado pela Acolhida na Colônia

15 a 21 de Novembro

Guatemala

VI Encontro da Redturs

Participação de René Schärer representando o Brasil

Mostra de TBC em três eventos nacionais: IV Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, Adventure Sports Fair e Festival de Turismo de Gramado

MTur e Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC)

18 a 23 de Novembro

CE

Gestão do Turismo Comunitário e Questões Fundiárias

Organizado pelo Instituto Terramar

Belém - PA

Fórum Global sobre Turismo Sustentável

Durante o IX FSM 2009, onde foi deliberada a Declaração de Belém

01 e 02 de Dezembro

Manaus - AM

Seminário: Bases, Potencialidades e Riscos para o Turismo Sustentável na Bacia do Rio Negro

Ambiental – ISA, Projeto Bagagem e Estação Gabiraba

Campinas

Desenvolvimento turístico de base comunitária: uma abordagem prática e sustentável

MIELKE, Eduardo Jorge Costa

2010

14 a 18 de Junho

Uruçaba – BA

Encontro Nacional da Rede Turisol

Organizado pelo Projeto Bagagem

16 a 18 de junho

Foz do Iguaçu – PR

I Mostra de Turismo Sustentável

Edital para novos membros – Rede Turisol

Brasília - DF

Publicação MTUR: Dinâmica e Diversidade do Turismo de Base Comunitária

Ana Beatriz Serpa; Karina Cobucci Salles; Kátia T. P. da Silva; Maria Fernanda Barrillari; Rodrigo Ramiro

2011

20 Julho a 01 Agosto

Costa Rica

Missão Técnica

Representada por Alberto Vianna

Lançamento do Edital TAM de apoio ao Turismo Sustentável

14 e 15 de junho

Georgetown - Guiana

Oficina Técnica Regional e Fórum Público sobre Desenvolvimento do Turismo Comunitário Ambientalmente Sustentável na Amazônia

Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA e Estação Gabiraba como moderadora

Rio de Janeiro - RJ

Livro: O Povo do Aventureiro e o turismo de base comunitária: Experiências Vivenciadas na Vila do Aventureiro - Ilha Grande, RJ

Organizadoras: Teresa Cristina de Miranda Mendonça e Edilaine Albertino de Moraes

17 e 18 Junho

Foz do Iguaçu - PR

II Mostra de Turismo Sustentável

56 expositores

Manaus - AM

Criação da Central de Turismo Comunitário da Amazônia

Teresópolis - RJ

Publicação Monitoramento dos Projetos de Turismo de Base Comunitária

UERJ (coord. Prof. Eduardo Mielk)

23 a 27 de Outubro

Cuiabá - MT

II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (CONATUS). Palestra “Turismo de Base Comunitária na Amazônia”

Estação Gabiraba

03 e 04 de Novembro

Manaus - AM

I Workshop de Turismo de Base Comunitária no Amazonas

ESAT e UEA

Rio de Janeiro - RJ

Publicação: Marco Referencial Teórico para o Turismo de Base Comunitária

UFRJ

29 de Novembro a 01 de Dezembro

São Luís - Maranhão

Seminário de Ecoturismo de Base Comunitária nas Reservas Extrativistas

ICMBio e diversos parceiros (incluindo Estação Gabiraba e o professor Davis Gruber)
 

2012

Junho

Rotterdam - Holanda

Publicação do artigo “Community-Based Ecotourism in the Brazilian Amazon: The experience of the Institute Peabiru”, na revista DevIssues

​DevIssues – Erasmus University. Autora: Ana Gabriela Fontoura

Março

Milão - Itália

Feira Fá La Cosa Giusta

Organizado por Terra di Mezzo com participação de 6 iniciativas de TBC do Brasil

28 e 29 de Abril

Nova Olinda - CE

Seminário Regional de Turismo de Base Comunitária do Cariri

Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri

15 a 23 de Junho

Rio de Janeiro - RJ

Fórum "Turismo, Sustentabilidade e Futuro"

Ocorrido em paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20, que resultou na Declaração Turismo, Sustentabilidade e Futuro

24 a 27 de Setembro

Natal - Rio Grande do Norte

Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação – CBUC: Painel: Turismo de Base Comunitária em Unidades de Conservação

IDESAM, Fundo Vale, Instituto Peabiru e Estação Gabiraba

27 a 28 de Setembro

Manaus - AM

II Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia

Organizado pela UEA – Universidade do Estado do Amazonas

16 a 18 de Outubro

Rio de Janeiro - RJ

Fórum Mundial de Negócios Sociais – SEWF. Apresentação da iniciativa de negócio social da Estação Gabiraba no stand do Fundo Vale

Fundo Vale e Estação Gabiraba

29 e 30 de Novembro

São Luís - Maranhão

Encontro de Turismo do Maranhão, oficina “Formatação de Roteiros de Turismo de Base Comunitária”

SETUR-MA e Estação Gabiraba

6 e 7 de Dezembro

Belém - Pará

Seminário de Turismo de Base Comunitária em Unidades de Conservação Federal

ICMBio, GIZ, Estação Gabiraba, CNS, UFPA, Instituto Federal do Pará; SETUR-Pará, Instituto Mamirauá e Consultoria Circulah

Pará

Publicação: Planejamento Turístico para Promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará

IDESAM, Fundo Vale e Peabiru. Autores: Carlos Koury, Eduardo Rizzo e Ana Gabriela Fontoura

2013

Março

Berlim - Alemanha

Participação da Central de Turismo Comunitário da Amazônia na ITB Berlin

Participação financiada pela GIZ

Março

Milão - Itália

Participação da Central de Turismo Comunitário da Amazônia na Feira Fá La Cosa Giusta

Organizado por Terra di Mezzo (Participação financiada pela GIZ)

Agosto

Guajará-Mirim - Rondônia

Seminário Turismo de Base Comunitária, organizado pela equipe gestora da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto

ICMBio, parceiros de Universidades da Bolívia, Estação Gabiraba, Instituto Mamirauá e Associação de Mulheres do Pesqueiro - ASMUPESQ

28 a 31 de Agosto

Matinhos - PR

III Colóquio Turismo e Comunidades: Meio Ambiente e Desenvolvimento de Produtos Solidários

Organizado pela UFPR

Setembro

São Paulo - SP

Criação da Garupa, plataforma de crowdfunding exclusiva para turismo sustentável

28 e 29 Novembro

Manaus - AM

III Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia

Organizado pela UEA – Universidade do Estado do Amazonas

WTM em Londres

Bonito - MS ganha prêmio mundial de destino sustentável

2014

12 de Novembro

Juiz de Fora - MG

XIII ENTBL – Encontro Nacional de Turismo de Base Local (reunião de articulação da Rede Turisol)

Mariana Madureira,  Mayra Sayuri, Projeto Bagagem; Rosa Martins, Ana Sueli, Maria Aparecida, Ananias Nery, Alberto Viana, Teresa Mendonça, Plínio Guimarães, Eloise Botelho, Thalita Tomazetti e Werter Moraes

21 a 26 de Setembro

Granada - Nicarágua

FITS – Forum Internacional de Turismo Sostenible

Participação Mariana Madureira

26 a 28 de Novembro

Parintins-AM

IV Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia: protagonismo das populações tradicionais e povos indígenas"

Organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas

2015

Bahia

Reuniões de articulação para participação no II Encontro Turisol

CESE, CECVI, Calafate, ComuniCulturi, Alberto Viana

14 e 15 de Abril

Rio de Janeiro - RJ

I Congresso de Turismo Comunitário na Rocinha

Organizado por: Rio+Social, em parceria com o Sebrae/RJ, o Fórum de Turismo da Rocinha e a Biblioteca Parque da Rocinha

23 a 25 de Julho

Tarituba, Paraty - RJ

I Encontro de Turismo de Base Comunitária da Costa Verde

Promoção da Prefeituras de Angra dos Reis e Paraty

13 a 15 de Agosto

Brasília - DF

II Encontro Nacional da Rede Turisol

Organizado pelo Projeto Bagagem com suporte de Grãos de Luz e Griô

26 a 28  de Novembro

Tefé - AM

V Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia: protagonismo das populações tradicionais e povos indígenas"

Grupo de Pesquisa - Desenvolvimento Socioambiental e Turismo na Amazônia, da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).


 

2016

21 a 23 de Novembro

Manaus - AM

XIV Encontro Nacional de Turismo de Base Local (ENTBL)

Organizado pela UEA – Universidade do Estado do Amazonas

23 a 26 de Novembro

Manaus - AM

XI Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecotur)

VII Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC)

Organizado pela UEA – Universidade do Estado do Amazonas

2017

03 a 06 Março

Berlim - Alemanha

Transforming Tourism – O turismo na Agenda 2030

Projeto Bagagem representou o Brasil

22 a 26 de Março

Boa Vista Roraima

V Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia: protagonismo das populações tradicionais e povos indígenas"

Organizado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR)

22 a 26 de Março

Gachantivá - Colômbia

I ELTC – Primeiro Encontro Latino Americano de Turismo Comunitário

Mariana Madureira, Jussara Rocha, Ana Gabriela Fontoura, Adriana Lima, Thalita Tomazetti, Gustavo Pinto, Edron Marques Rosejane Evangelista e Danielle Marcondes

2018

14 a 18 Março

II Fórum Global sobre Turismo Sustentável em Salvador -BA