Publicações

O turismo de base comunitária não é um segmento, mas um modo de se fazer turismo com ênfase no protagonismo das comunidades e sua autogestão. A prática é muito estudada pela academia que se esforça em compreender o fenómeno e as situações em que há real êxito. Nada como casos de sucesso para nos mostrar caminhos, não é mesmo?

Mas aqui não traremos apenas publicações da academia, mas também manuais, artigos de revistas e jornais, vídeos e outros materiais disponibilizados por pessoas que visitam, estruturam, criam políticas públicas, recebem turistas ou interagem de alguma forma com o turismo de base comunitária.

Essa parte do site está destinada a compartilhar textos e vídeos que tragam conhecimento relevante sobre a prática e a teoria do turismo comunitário. Como em todo crowd source, isto é, conhecimento colaborativo e aberto, a premissa básica é a confiança e a co-responsabilização. Por isso acolhemos ao máximo e editamos só quando necessário o que nossos colaboradores enviam.

Quer colaborar também? Envie o arquivo e adicione uma recomendação pessoal entre 100 e 300 palavras explicando por que você recomenda essa leitura. Nosso e-mail é contato@projetobagagem.org

- Série de Metodologias Turisol -

O Projeto Bagagem em parceria com organizações pioneiras no turismo de base comunitária brasileiro produziu em 2011 a Série de Metodologias Turisol para ser usada pela rede e por todos aqueles que querem se inspirar na experiência desses grupos. Compartilhamos aqui a versão para leitura. Caso tenha interesse no pdf de alguma dessas publicações, entre em contato pelo projetobagagem@projetobagagem.org